O vice-governador Paco Britto prestigiou a sessão solene, que empossou, pelo próximo biênio, os desembargadores José Cruz Maecedo, Ângelo Passareli, Sérgio Rocha e José Jacinto Costa Carvalho
Durante sessão solene de posse da nova administração do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), foram empossados, nesta sexta-feira (22), respectivamente, nos cargos de presidente, de primeiro e de segundo vice-presidentes, e de corregedor da Justiça os desembargadores José Cruz Macedo, Ângelo Passareli, Sérgio Rocha e José Jacinto Costa Carvalho.
Presente à sessão, realizada em formato híbrido devido à pandemia da covid-19, o vice-governador Paco Britto, representando o governador Ibaneis Rocha, foi recebido pelos membros da corte de Justiça presidida pelo desembargador Romeu Gonzaga Neiva.
Paco Britto e os convidados presentes acompanharam a execução do Hino Nacional na voz emocionada da cantora e servidora da Casa, Virgínia Feu Rosa.
Ainda no clima de emoção, em seu discurso, o desembargador Neiva lembrou de sua gestão no biênio passado, ressaltando a conquista do TJDFT como o primeiro tribunal do país a alcançar, em dezembro do ano passado, o prêmio CNJ de Qualidade, na categoria Excelência – melhor tribunal do Poder Judiciário brasileiro. Na oportunidade, o tribunal recebeu, também, pelo terceiro ano consecutivo, o Prêmio CNJ de Qualidade no grau Diamante.
O desembargador falou ainda sobre os desafios enfrentados diante da pandemia. “Não deixemos abater pelas intempéries e vicissitudes. Chegamos, hoje, com o primeiro evento presencial nesta gestão. Nestes dois anos, [o tribunal] cresceu, desenvolveu e cumpriu com suas obrigações”, pontuou, elogiando, em seguida, os novos empossados.
Compromisso
Na sequência da sessão, o presidente eleito, desembargador Cruz Macedo, e demais integrantes da nova gestão prestaram compromisso e assinaram o termo de posse.
Para o presidente empossado, que ficará à frente da Casa pelo próximo biênio (2022-2024), “será uma enorme missão dar continuidade à gestão coroada de êxito”. Segundo o desembargador, o diálogo e a harmonia estarão presentes na nova gestão, que estará voltada para as regras constitucionais e as leis estabelecidas.
Ainda de acordo com ele, “os desafios não são poucos. Mas a Justiça não pode parar”. A nova administração pretende, segundo o desembargador, manter o tribunal como o melhor do Brasil.
Também prestigiaram o evento o ministro do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli; o arcebispo do Ordinariado Militar do Brasil, Dom Marcony Vinícius; ministros do Superior Tribunal Militar; presidentes de tribunais do DF e de outros estados; juízes; procuradores; promotores de Justiça; corregedores; defensores públicos; advogados e familiares dos empossados.
Texto por: Luciola Barbosa
Opmerkingen